Na última terça-feira (9), aconteceu na sede da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (Aceop) a reunião de Criação do Comitê de Ações do Natal 2025. A reunião apresentou a proposta de união de esforços entre as instituições para a construção de um projeto colaborativo e representativo, capaz de traduzir a força da coletividade em prol do desenvolvimento cultural, social e econômico, para que Ouro Preto se torne cada vez mais um destino turístico no período do Natal.
O encontro reuniu representantes de instituições e entidades parceiras para um momento de diálogo e construção coletiva com o objetivo de fortalecer e valorizar as celebrações natalinas da cidade. Participaram do encontro Wirley Rodrigues Reis (presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto), Felipe Guerra (secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia), Natalino Figueiredo (presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto), Camila Carvalho (presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ouro Preto), Gabriel Tropia (coordenador do Núcleo de Parceiros da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto), Jorge Adílio (presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável), Gilson Martins (diretor da Holofote), Leonardo Lopes (Gestor do Museu Casa dos Contos) e Diego Grammont (Giuseppe Gelato Artesanal)
De acordo com Felipe Guerra, um momento de diálogo e construção coletiva que reúne instituições e entidades parceiras em prol de um grande projeto colaborativo para fortalecer e valorizar as celebrações natalinas em nossa cidade. "A criação do comitê é o primeiro passo para consolidar uma agenda de ações conjuntas que envolvam poder público, sociedade civil e iniciativa privada, resultando em um Natal mais integrado, atrativo e capaz de movimentar a economia local", ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico.
“O Natal de Ouro Preto é hoje um dos grandes exemplos de como a cultura pode impulsionar o desenvolvimento econômico e social de uma cidade", explica Gilson Antunes, coordenador do Natal de Ouro Preto e diretor da Holofote que, desde 2022, vem atuando na captação de recursos via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o que já possibilitou importantes parcerias, como os patrocínios da Cedro Mineração e da Cemig. "Na última edição, em 2024, tivemos a alegria de receber mais de 90 mil pessoas, com uma movimentação financeira superior a 21 milhões de reais. Esses números mostram a força do evento, que vai muito além da programação cultural: promove a diversificação econômica, gera oportunidades e fortalece o comércio e o turismo local. A criação deste comitê reforça ainda mais a importância da união de esforços para que possamos construir um Natal cada vez mais representativo e transformador para Ouro Preto”, explica.
O Comitê ainda terá participação da Irmandade do Pilar e Irmandade Nossa Senhora da Conceição, que também realizam ações no período natalino, além da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).